- Área: 1624 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Jesús Granada
O escritório SECCIÓN B ARQUITECTURA SLP recebeu a tarefa de demolir parcialmente um edifício inconcluído, visando recuperar a volumetria da edificação que existia anteriormente no local. Foi necessário pensar em um anteprojeto que compatibilizasse a recuperação da volumetria com o programa das construções vizinhas (espaços para associações de bairro, posto de informação para a mulher, educação para adultos e salas multiuso).
O projeto
- "Ecoprojeto", buscando alcançar a máxima eficiência energética.
- Privacidade em relação aos vizinhos.
- Máximo conforto. dotando todas as salas com ventilação e iluminação natural.
Para conciliar tudo isso, fez-se necessário abrir pátios que permitam a iluminação e ventilação natural ao subsolo. Aproveita-se o vazio da rampa do subsolo e abre-se um pátio central e outro secundário. Cria-se uma volumetria composta por dois corpos conectados por um pátio que se converte no centro formal e funcional do projeto.
Os pátios
O perímetro do pátio principal é delimitado por uma estrutura auxiliar que apoiará a vegetação plantada em floreiras em diferentes níveis, compensando os volumes das áreas construídas (bastante horizontalizados). A conformação do pátio como uma estrutura vegetal oferece a proteção solar necessária às diferentes fachadas expostas a oeste.
Os volumes construídos
Funcionalmente os volumes se dispõem seguindo o eixo leste-oeste e se fecham completamente em suas frentes sul e norte, evitando perspectivas sobre os vizinhos. As fachadas internas se conformam através de fechamentos de vidro, proporcionando continuidade visual e claridade ao edifício. Nas fachadas externas se sobrepõe uma segunda pele que age como filtro visual e garante segurança.
Entorno urbano
O restante do lote permanece sem ocupação, criando uma conexão ampla e direta entre a Plaza de Los Luceros e a Rua Aldaya.
Usos
As Associações de bairro, com maior demanda, ocupam a totalidade do subsolo, onde podem-se reunir muitas pessoas sem comprometer o funcionamento do restante do edifício. O centro de formação e o PIM se localizam no térreo, têm acesso facilitado e contam com maior representatividade. No primeiro pavimento está a sala de usos múltiplos,
Sistemas Constructivos
A estrutura de concreto existente foi consolidada e ampliada mediante o uso de uma estrutura metálica. Os fechamentos opacos se definem através de fachadas ventiladas com painéis EURONIT ®. As fachadas envidraçadas contam com vidros duplos e esquadrias de alumínio STRUGAL ®. Nas frentes exteriores estas são complementadas com painéis de aço corten.
As partições internas são compostas por painéis desmontáveis MOVINORD® (de vidro e com revestimento vinílico) para garantir a máxima flexibilidade funcional. Os pisos são de pedras e, em alguns locais, de PVC contínuo ou parquet industrial. Desde os primeiros croquis foram investigados critérios de sustentabilidade para alcançar a máxima eficiência energética possível para o edifício.